Palisade Knowledge Base

HomeLicenças de RedeServidores (6.x)Monitorando o uso da licença 6.x na rede

2.3. Monitorando o uso da licença 6.x na rede

Available in English: Monitoring License Use on 6.x Network
Disponible en español: Monitorear el uso de Licencias 6.x en Red

Aplica-se a:
Licenças Palisade 6.x de rede, e licenças 5.x gerenciadas pelo Server Manager (Gerenciador de Licenças)

Que tipo de relatórios consigo em como minhas licenças 6.x de rede estão sendo usados?

Em Maio de 2013 essa questão foi completamente respondida pelo Guia para Administradores de Rede. (Você consegue a última versão desse guia nesse Artigo da Base de Dados. Veja nas seções "Status" e "Exibir".) Para sua conveniência, o texto de Maio de 2013 encontra-se abaixo:


Server Manager - Botao de Status

Este botão adiciona mais informações à caixa Informações de servidores da rede.

Se você tiver licenças corporativas no servidor, uma breve seção Status de Licença Enterprise aparecerá. Ela mostra cada ID de ativação de rede corporativa, com o número de usuários ativados e o número total de usuários permitidos na licença. Para ver que clientes ativaram licenças de rede corporativa, siga as orientações em "Exibir" neste guia.

A longa seção Status de licença de uso simultâneo é oriunda do programa lmstat do software FLEXnet. Ela mostra os arquivos de licença, o status do serviço de licenciamento e o status do Palisade vendor daemon. Em seguida, mostra as licenças de redes simultâneas, mostrando o número de usuários simultâneos permitidos ("licenses issued") e o número combinado que está usando atualmente a licença em rede ou com uma licença emprestada ("licenses in use"). Não há nenhuma indicação se uma determinada licença é do tipo certificado ou do tipo ativável, mas esta informação consta na caixa "Licenças de rede instaladas" abaixo.

Depois de cada licença com número de licenses in use (licenças em uso) diferente de zero, há uma linha para cada usuário na rede e fora da rede no momento. (Para o histórico de uso de licenças por parte dos usuários finais, veja "Exibir" neste guia). As três possibilidades são:

  • A linha começa com "ACTIVATED LICENSE(S)": Esta é uma licença de rede simultânea emprestada do tipo ativável. O nome do computador é exibido, e a linha termina com a data e a hora que a pessoa emprestou a licença. Não há nenhuma indicação da data prevista para a devolução da licença. (Empréstimos de uma licença de rede simultânea ativável podem não aparecer aqui. Veja o último marcador no parágrafo abaixo).
  • A linha termina com "linger" e um número: Esta é uma licença de rede simultânea emprestada do tipo certificado. O nome do usuário e nome do computador são mostrados, juntamente com a data e a hora em que o usuário emprestou a licença. A data de retorno prevista não é mostrada diretamente, mas o número depois de "linger" é o número de segundos em que a licença foi emprestada; divida-o por 86.400 para obter o número de dias.
  • Qualquer outra linha: Esta é uma licença usada em rede. Cada linha mostra o nome do usuário e o nome do computador, com a data e a hora que a pessoa começou a usar a licença.

Se você parar e reiniciar o serviço de licença, as licenças emprestadas podem não aparecer para um tipo de licença de rede simultânea ativável. Neste caso, em vez de incluir as licenças emprestadas em licenses in use (licenças em uso), a tela mostra um número menor de licenses issued (licenças emitidas). Por exemplo, se a sua licença de rede simultânea ativável tiver cinco usuários, dois a tiverem emprestado e ninguém estiver usando-a em rede, então você poderá ver licenses issued: 3 licenses in use: 0. A caixa "Licenças de rede instaladas" abaixo sempre mostra o número total de usuários simultâneos licenciados.

Para atualizar essas informações de status, clique em Status, não em Atualizar.

Server Manager - Botão de Exibir

O botão Opções avançadas é o ícone de lupa próximo ao canto inferior esquerdo da janela do Gerenciador de Servidores. Ele abre um painel com os três botões a seguir.

Clicar neste botão irá abrir uma janela do Bloco de Notas que contém principalmente informações de depuração. No entanto, o arquivo exibido também contém algumas informações sobre a licença que complementam a exibição de Status:

  • Para licenças de rede simultânea, Status mostra o número atualmente em uso e lista os usuários atuais, mas não mostra qualquer uso passado da licença. Para mostrar todo o uso desde que o serviço de licenciamento foi iniciado pela última vez, role até a parte inferior da janela do Bloco de Notas. Linhas OUT mostram quando os usuários finais iniciaram o software; linhas IN mostram quando os usuários finais fecharam o software.
  • Para licenças de rede corporativa, Status mostra o número de clientes ativados e o número total de usuários permitidos, mas não mostra quais clientes foram ativados. Para obter esta informação, faça uma busca na janela do Bloco de Notas (Ctrl-F) pela ID de ativação. Abaixo do bloco de informações da licença, você verá uma linha "Destination System Name" para cada cliente ativado.

Data da última modificação: 2014-01-03

This page was: Helpful | Not Helpful