Home → Soluções → @RISK for Excel: Simulação → Sem memória
Available in English: "Out of memory"
Aplica-se a:
@RISK 4.x–7.x para Excel
@RISK 4.x para Project
Nota importante: Mesmo que você não esteja recebendo o erro de "sem memória", você conseguirá melhorar a velocidade de processamento das simulações do @RISK com as técnicas deste artigo.
Problema:
Quando tenta exibir os inputs e outputs na janela de dados após a simulação, recebo uma mensagem de "sem memória". O que causaria isso, e como posso lidar com isso?
Resposta:
A execução de alguns programas podem normalmente demandar mais memória que há em seu computador. Para atender essa demanda, o Windows usa no HD um espaço dinamicamente, chamado "Memória Virtual", também conhecido como "arquivo de paginação". Muitos aplicativos, tal como o @RISK, inclusive registra arquivos em seu HD durante a operação. Por instância, @RISK armazena dados de simulação em arquivo temporário para usar na geração dos relatórios.
"Sem memória" pode indicar uma atual condição de falta de memória, ou execução com falta de recursos, como espaço no HD. O Windows e suas aplicações podem executar melhor quando o HD tenha essa margem de manobra. Você pode receber essa mensagem antes de chegar ao último espaço de memória no HD disponível. A mesma pode indicar também quando uma ou mais planilhas estejam protegidas.
Pasta Temp (Temporária)
Durante uma simulação, o @RISK registra todos os valores de output e todos os valores de inputs coletados para um arquivo em disco na pasta temporária (temp). O espaço usado depende do produto de números dos outputs e os inputs coletados, número de iterações e o número de simulações. É comum que os arquivos alcancem gigabytes de tamanho. Com o tempo, a pasta temporária do Windows tente a acumular arquivos obsoletos e pastas de um monte de programas, o qual pode desperdiçar bastante espaço em disco.
Para aparecer a pasta temporária do Windows, clique no menu Iniciar do Windows > Executar. Digite no campo:
%TMP%
E clique em OK. (Observe os sinais de porcentagem e que é uma sigla TMP e não TEMP. Caso ambos estejam configurados, o @RISK usa o TMP). Normalmente é seguro apagar quaisquer arquivos e pastados que estão a mais de um dia, mas pode ser que acidentalmente tente apagar algum arquivo que o o Windows irá apenas lhe enviar uma mensagem e nenhum dano irá ocorrer.. No Windows XP, apague os arquivos e subpastas um por um, pois caso tente apagar um grupo no qual algo esteja sendo usado pelo Windows, o mesmo não irá apagar o restante desse grupo. No Vista e 7, apenas pressione Ctrl-A para selecionar tudo, e então pressione a tecla Delete.
Memória Virtual
Ao tentar visualizar dados, o @RISK traz quaisquer valores de output e quaisquer valores de input coletados de cada iteração à memória. Caso você consulte a pasta temporária, verá a quantidade de informações grandes, e tudo isso necessita ser carregado na memória RAM, ou na virtual.
Em versões recentes do Windows, incluindo Windows 7, Vista e XP, a maioria dos usuários não customizam as configurações de memória virtual, e deixam que o Windows as gerenciem.
Para revisar ou modificar as configurações de memória virtual no Windows 7, clique com o botão direito do mouse em Computador, e selecione Propriedades > Configurações avançadas do sistema. No Windows XP, clique com o botão direito do mouse em Meu Computador, e selecione Propriedades. Uma janela de Propriedades do Sistema irá aparecer. Selecione a aba Avançado, e clique em Configurações abaixo de Desempenho. Na janela que irá aparecer, clique em Avançado e confira a seção Memória Virtual. Clique em Modificar, e após ter revisado as configurações, clique em Cancelar.
Esteja seguro que tenha bastante espaço em disco no seu HD.
Coletando Distribuições de Inputs
O padrão do @RISK é coletar todos os inputs. Caso realmente não tenha necessidade de gravar o valor de cada input, vá para Configurações de Simulações e na aba Amostragem. Na seção chamada Coletar Amostras de Distribuições, modifique "Todos" para "Inputs marcados com coleta". Então, vá para a janela de Modelo @RISK (Lista de Outputs e Inputs) e marque os inputs que você queira coletar.
Atente-se a uma importante limitação: @RISK mostra somente os inputs coletados em gráficos de tornado e outros outputs de sensibilidade. Caso você não tenha certeza quais inputs a coletar, você poderá roda uma pequena simulação piloto enquanto coleta todos os inputs para ajuda-lo identificar quais tenham maiores impactos em seus outputs. Então você saberá quais inputs serão marcados para coleta em uma simulação de escala completa.
Outputs e Funções Estáticas
@RISK precisa armazenar o valor de cada output em cada iteração. Caso você tenha vários outputs que não necessite, remova a parte RiskOutput da formula por sua respectiva barra no programa, ou use a Janela de Modelo para remove-los como outputs.
Quando você tem uma função estática, como RiskMean ou RiskPercentile apontando para uma célula, @RISK necessita armazenar o valor de cada célula em cada iteração. Caso a célula seja um output do @RISK, o mesmo armazenará seus valores de qualquer maneira. Mas, caso seja um input que não estiver sendo coletado, ou se seja nem um input, nem um output, então é uma célula adicional para qual @RISK necessita armazenar valores. Confira suas funções estatísticas e elimine as que não sejam necessárias.
Número de Iterações
Está fazendo mais iterações que o necessário? Considere deixar o @RISK testando para convergência (em inglês). Um piloto irá dar uma ideia das iterações necessárias, e assim você poderá usar o mesmo, ou um pouco mais assim como você fixe o número de iterações.
Número de Simulações
Você tem ajustado o número de simulações maior que 1? Há uma rara razão para fazer isso, a não ser que esteja usando as funções do RiskSimtable. Veja também Iterations versus Simulations (em inglês).
Planilhas protegidas
Planilhas protegidas não são problemas para o @RISK 6.0 e superiores. Caso você tenha uma ou mais planilhas protegidas em sua Pasta de Trabalho, @RISK 4.x e 5.x não poderão realizar uma simulação. Tente desproteger todas as planilhas protegidas (incluindo as ocultas, caso tenha criado) e inicie a simulação.
Limitação de Desktop Heap do Windows
Caso você esteja executando Windows 7 ou Vista, você pode estar executando contra a limitação de heap do desktop. Para maiores informações e uma resolução verifique Você pode receber uma mensagem de erro de "falta de memória" devido a limitação de heap de área de trabalho no Windows Vista ou no Windows 7. (Acessado em 30/01/2014).
Para maiores informações, veja o artigo Para simulações mais rápidas. Embora focado na velocidade de simulação, esse artigo traz muitas sugestões que também têm o efeito de reduzir o uso do disco e recursos de uso.
Data da última modificação: 2015-10-15